Novaprogramação

Programação

O III Encontro visa tratar de temas atuais e pertinentes através uma teoria social holística e crítica. Por isso, justifica-se a necessidade de o pensamento marxiano e marxista ser o ponto de partida para uma reflexão acerca dessas problemáticas.

Assim, o Evento visa a interdisciplinariedade e a troca de conhecimentos através de discussões fundamentadas. Para tanto, o modo de concretização dessas discussões ocorrerá em 5 painéis:

1º Painel: A atualidade do pensamento em Marx em seu bicentenário

Há 200 anos do nascimento de Karl Marx, seu pensamento ainda continua atual e fundamental para compreender a nossa realidade concreta. Em razão disso, esse primeiro espaço se dedicará a analisar o legado de Marx para as lutas contemporâneas e, para tanto, contará com a presença do Dr. Armando Boito Junior, professor de Ciências Sociais na Universidade de Campinas (UNICAMP) e autor do livro “Política neoliberal e sindicalismo no Brasil”. Em um segundo momento, a Dr.ª Madalena Guasco Peixoto, professora de Educação na Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), abordará as consequências da entrada do capital global na educação brasileira, principalmente no ensino superior e, em decorrência disso, a necessidade de retomada do referencial teórico de matriz marxista para a pesquisa científica.

2º Painel: As novas configurações do processo produtivo sobre a natureza e o trabalho

A necessidade indomável de o capital se transformar em mais capital impulsionaa e, ao mesmo tempo é, impulsionada pelo desenvolvimento de meios técnico-científicos de produção. Nessa perspectiva, o conhecimento torna-se fator decisivo da produção em detrimento do trabalho vivo e, consequentemente, o capital avança sobre esferas não redutíveis ao valor, como a natureza. Essa contradição latente será tratada pelo Dr. Guillermo Foladori, professor do programa de Doutorado da Universidade de Zacatecas (México) e autor do livro “Os limites do desenvolvimento sustentável‟, tratará do trabalho imaterial e seus impactos no meio ambiente.

3º Painel: A conformação do direito ao capitalismo

O Direito manifesta contradições e peculiaridades específicas com o advento das relações de produção capitalistas. Com o intuito de averiguar a imprescindibilidade da forma jurídica para a permanência dessas relações, convida-se o Dr. Alysson Mascaro, professor de direito na Universidade de São Paulo (USP) e autor de diversos livros sobre marxismo e direito como “Estado e forma política”, para proferir palestra. Na sequência, o Ms. Volnei Rosalen, professor de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina e autor do livro “Judiciário e política - fatos e versões da crise do Judiciário do Brasil a partir de sua estrutura e dos litígios”, tratará como essa relação entre direito e capitalismo influencia na atuação do Poder Judiciário no Brasil.

4º Apresentação de trabalhos:

Esse espaço será destinado à apresentação, avaliação e discussão de trabalhos que tratem dos três eixos abordados no “Núcleo de Direito, marxismo e meio ambiente” (NUDMARX), os quais são: 1) Marx por ele mesmo; 2) Direito e marxismo; e 3) Marxismo e meio ambiente. Os trabalhos científicos apresentados, posteriormente, serão compilados em anais do Evento.

5º Lançamento de obra

Durante o Evento, será lançado o livro “Reforma e Crise Política do Brasil” de autoria de Armando Boito Jr e o livro "Crise e Golpe" de autoria de Alysson Leandro Mascaro. Na oportunidade, os autores irão compor uma mesa de debate com o Dr. Diorge Alceno Konrad, professor de história da Universidade Federal de Santa Maria.

NudMarx no Youtube